Ecobags: moda e meio ambiente
Se há uma integração entre moda e meio ambiente, ela se dá no campo da criatividade. Cada vez mais se impõem em nossas vidas e atitudes sustentáveis que nos colocam diante de situações novas, abrindo espaço para imaginar soluções que impliquem o menor impacto na natureza sem perder o que já conquistamos, no caso da moda, em design, qualidade e beleza.
Este livro é o resultado bem-sucedido da campanha Eu Não Sou de Plástico, realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Com o intuito de incentivar o uso de sacolas não descartáveis, grandes grifes e estilistas foram convidados a confeccionar sua própria bolsa para a exposição de ecobags, marcando assim o lançamento da campanha.
Lilian Pacce foi a curadora da exposição e a ela foi delegada a tarefa de reunir nomes importantes do mundo da moda. Ficou surpresa com o sucesso da campanha e com a adesão dos estilistas. Bastaram alguns telefonema, e todo mundo queria participar.
O Senac São Paulo, que já havia aderido à campanha, reforça a iniciativa com a publicação deste livro.
A campanha Eu Não Sou de Plástico, da Prefeitura de São Paulo, trouxe para os brasileiros a discussão sobre a necessidade da mudança nos nossos hábitos de consumo. E teve a feliz ideia de reconhecer a contribuição que a moda e o design poderiam dar a essa questão, fundamental para todos nós. Sempre digo que a moda é um importante meio de comunicação, assim como o design exerce um papel transformador pela sua capacidade de se valer da estética para tratar de questões contemporâneas.
Acredito que só é possível falar de sustentabilidade se houver união entre seus aspectos social, ambiental e econômico, um necessariamente exercendo influência sobre os outros, compondo um todo indissolúvel. Essas diretrizes acabam resultando em iniciativas mundo afora. Foi com esse olhar que, em meados da década de 1990, comecei a planejar o e-brigade-movimento que prega um protagonismo individual rumo à troca de conceitos por atitudes - e que pouco mais tarde fundei o instituto, que existe para cumprir a missão de promover o Brasil como o país do desenvolvimento humano sustentável.
Há diversas maneiras de fazer com que nosso país ocupe esse lugar que lhe é devido, e certamente uma delas é essa que a Lilian abraçou com a sua competência e seu bom gosto habitual. Ao reunir esses exemplares de ecobags, mostrou quanto valor agregado pode estar presente nessas peças de moda com forte conteúdo socioambiental, compartilhando da bandeira que faço questão de divulgar por meio do meu trabalho. Ou seja, a de que a nossa criatividade, aliada à imensa biodiversidade brasileira, nos credencia a preconizar uma nova atitude e um novo paradigma para este milênio.
Oskar Metsabaht
Diretor criativo da Osklen e fundador do Instituto e.
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